Mostrando postagens com marcador Meio Ambiente. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Meio Ambiente. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Do Patrimônio Histórico Cultural

Brasília é pela UNESCO um Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade. Quais são as consequências disso ao brasiliense? 
Eixão Sul, onde não se pode construir uma mureta entre as pistas
O título de patrimônio cultural é uma boa coisa, seja lá o que for. Uma vez com esse título a estrutura do objeto é mantida sendo proibidas alterações substancias.
Isso é fácil de se fazer numa casa, numa praça, num edifício ou numa rua, porém é difícil tê-lo numa cidade inteira. Assim é com Brasília, alterações substancias não podem ser feitas no Plano Piloto. E no que mesmo isso implica?
Não se pode alterar as fachadas dos prédios, que devem ser construídos dentro do padrão. Alguns projetos são barrados, como o da mureta  no eixão sul (imagem). 
O patrimônio também pode barrar a obra da linha 2 do VLT, no eixo monumental, cuja a sigla é EMO (acasos cacófatos da vida). Existe uma alternativa em estudo no GDF para o VLT que seria a de construí-lo próximo a via central. Não sei o leitor, por isso pergunto: a UNESCO barraria isto?

domingo, 3 de outubro de 2010

Das Eleições

Hoje estão sendo realizadas no Brasil as votações para eleger 1 Presidente da República, 27 governadores, 54 senadores, 513 deputados federais e 1059 deputados estaduais ou distritais. Muitos meios de comunicação estão divulgando  os dados atualizados dessas eleições e alguns ainda tentam te fazer mudar de ideia (como a VEJA por exemplo).
Há algumas novidades nessa eleição como a identificação biométrica e o voto em transito. Esse último foi usado, inclusive, pelo presidente do TSE, com registro em São Paulo, mas fez o voto aqui em Brasília.
Agora o que de fato importa nessa eleição não é como ela será feita, mas seus resultados... como todas, aliás.
Mas, mais importante que saber quem é o candidato melhor para o Brasil (tarefa quase impossível...) é votar conscientemente. Não é importante quais candidatos você escolheu, desde que os tenha escolhido desconsiderando benefícios pessoais, descosiderando os partidos e pensado que as propostas desses candidatos são as melhores para o Brasil e para o Distrito Federal, ou qualquer estado em que você vote.
Votar consciente é uma qualidade que poucos podem garantir que tem. Mas só depois desse dia 3 é que saberemos o que fizemos...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O dia sem céu

Choveu em alguns lugares do DF ontem à tarde. Depois de um vento forte, alguns pingos d'água caíram sobre a maior parte das nossas cidades. O tempo estava estranho recente. Uma névoa seca misturada com nuvens e muita poluição não nos permitiu ver o céu nos últimos dias. Toda essa fumaça provinha do alto número de queimadas ocorridas na região.      

O atraso das chuvas resulta de uma massa de ar seco que pernaceu durante meses sobre o centro do país. Estamos quase em outubro e a quantidade de chuva é ridícula. Em alguns locais do DF a chuva foi mais generosa. Em Brasília, não caiu uma gota d'água.
Mudando de assunto, ontem ocorreu outra coisa que chamou a atenção do brasiliense: o debate dos candidatos a governador. Falarei dele hoje à noite, pois agora estou sem tempo.