sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Irã Caindo do Céu

A alguns dias houve um acidente aéreo no Irã. Dados mostravam cerca de 70 mortos quando as equipes de regaste chegaram. O avião fazia um viajem entre a capital Teerã e uma cidade no Oeste do país quando algumas peças falharam no momento antes do pouso.
Acidentes aéreos, como eventos isolados, não são nada surpreendentes quando os mortos não passam de 100. Porém esse acidente vai além de um evento isolado. Acidentes aéreos no Irã são estranhamente comuns. Não acontecem de 5 em 5 anos. Acontecem no espaço de poucos meses e isso desde o início do século. Quase 100% dos acidentes é causado por falhas mecânicas. E aí vai a minha pergunta: por quê?
O motivo é simples: As empresas aéreas não tem como comprar peças e aeronaves novas.
"Ah, então elas são pobres?!"
Não. Na verdade que empresa aérea não tem dinheiro pra comprar peças novas? Elas tem sim, mas há bloqueio do governo...
"Sabia! É aquele louco lá, não quer comprar coisa de fora!"
Ahhhh, não. A verdade é que o regime comercial do ocidente não permite que o Irã, país malvado, compre nada dele, igual cuba.
"Ahn"
Mas será que esses bloqueios não tem limites? Em qualquer lugar do mundo quando mortes ocorrem da ação de outra nação é motivo de guerra. E não são só 70 mortos, são cerca de 2000 desde 2002. Não me admira o Irã criar programa atômico. Não defendendo, mas justificando. Veja aqui