segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Trens e suas Implicações

Sou usuário diário do metrô DF. A proposta do metrô no DF é bacana, mas há uma grande concentração de vias que acaba deixando o metrô muito lotado nos horários de pico especialmente no sentido Ceilândia (ah! Por que será?). 
A imagem ao lado mostra o metrô do DF com alguns planejamentos de expansão. A inclusão do Veículo Leve sobre Trilhos é uma boa ideia pra copa do mundo, mas não se tem certeza da utilidade posterior dele.
Para melhorar o metrô seria necessário criar mais caminhos e vias pra desafogar Ceilândia e Samambaia. O metrô para Santa Maria e para o Gama deve ser repensado no sentido de não afogar as vias principais. Dinamizar isso seria coerente com o que o DF precisa.
Não gosto e acho difícil que aconteça é a implantação do metrô até Águas Lindas. Primeiro porque é difícil fazer acordo com outros governos, já que Águas Lindas fica em Goiás. Depois porque se ele cruzar com uma das vias principais será o caos! O horário de pico ficará insuportável.
O trem novo, se você conseguir andar nele, pode ser sinal de sorte, pelo menos enquanto for só um. Um cara me disse que pegar o trem novo dá sorte, mas eu acho que é exagero. Vê-lo circulando não é coisa rara, o que prova que tem poucos trens circulando. Quando outros novos estiverem prontos vai ser bom, aliás o trem fala inglês. Tenho certeza que nem um terço das pessoas que andam nele fala inglês, mas o trem fala.

2 comentários:

  1. Na verdade o veiculo leve é uma boa idéia sim. Muitas cidades do mundo são cruzadas por ele, logo que é mais barato é em alguns casos mais rapido que o metrô urbano.

    ResponderExcluir
  2. A esse post fica o prêmio "Política Pública Local, do Ano" por mostrar interesse com o que acontece na nossa cidade e apresentar soluções. PARABÉNS.

    ResponderExcluir