sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Novos planetas descobertos, um pode abrigar a vida

Vinte anos-luz separam-nos do sistema planetário de Gliese 581. A estrela, uma anã vermelha com aproximadamente 29% do raio do Sol, é visível do hemisfério Sul e boa parte do hemisfério Norte.
Ao centro da imagem ao lado, está a estrela, o ponto vermelho mais forte, visto do Stellarium. Era sabido, até o dia 29/09, que havia 4 planetas orbitando a estrela: Gliese 581 e, b, c e d na ordem de distância da estrela, sendo e o mais próximo.
Desses plantas, sabe-se que e é o menor, rochoso. b é o gasoso maior, c é o rochoso médio e d o rochoso maior.
Destaca-se desse grupo o planta c, que orbita na zona habitável da estrela, ou seja, pode conter água no estado líquido. Pequeno, 2,5x o raio da Terra, esse planeta foi o primeiro corpo rochoso encontrado na zona habitável. O planeta Gliese 581 c, foi, durante muito tempo o único lugar conhecido no Universo além da Terra, capaz de abrigar vida semelhante a da Terra.
Ao lado temos uma representação artística de Gliese 581 c.
Essa Super-Terra levantou uma grande discussação sobre a possibilidade de vida extraterrestre. Mas a hipótese da Terra Rara teve mais um ponto negativo no dia 29, quando anunciou-se a descoberta de mais dois planetas nesse sistema. Gliese 581 é, agora, o segundo maior sistema planetário em número de planetas conhecido. Perdendo apenas para o nosso Sistema Solar, com 8 planetas, Gliese 581, agora com 6, ultrapassou 55 Cancri, com 5.
Os dois planetas recém descobertos foram chamados de: Gliese 581 f e Gliese 581 g. 
Gliese 581 f é, agora, o mais distante planeta desse sistema planetário. Não se sabe ainda se é um planeta de rocha, igual a Terra, ou um planeta gasoso parecido com Netuno. Esse planeta tem, no mínimo 7x a massa da Terra, e, mesmo sendo o planeta mais distante do estrela, não passa da distância entre a Terra e o Sol, com apenas aproximadamente 72% dessa distância. Mesmo assim, ele é muito frio, já que Gliese 581 é uma estrela mais fraca que o Sol.
Agora o outro planeta, Gliese 581 g é ainda mais interessante. Orbitando entre c e d, mais próximo de c, ele tem mais chance de abrigar vida que c. Ao lado, a concepção artística de g.
Esse sistema se tornou muito incrível, já que nele exitem dois planetas capazes de abrigar vida como a da Terra. Não que isso seja novidade, nosso sistema Solar tambem tem dois: Terra e Marte, o último não a desenvolveu, e resfriou pela perda de sua atmosfera.
O novo planeta é menor que c, tendo aproximadamente 1,4x o tamanho da Terra. O planeta d, está um pouco fora da zona habitável, mas se conter gases do efeito estufa tambem pode ser habitável.
Gliese 581, por essa descoberta poderá ser alvo de cada vez mais investigações. E para aqueles que pensam que não é possível ter vida em outros plantas, aqui estão apresentados três possibilidades. Um detalhe simples é que, lá há três, mas ainda há bilhões de estrelas na nossa galáxia e, bilhões de galáxias no Universo, se fosse possível Gliese seria nosso principal distino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário